sábado, 17 de outubro de 2009

DICAS PARA FAZER UM RESUMO





Se você precisa fazer um resumo, porém percebe que possui grandes dificuldades em escrevê-lo, vamos lhe proporcionar algumas dicas e lhe mostrar maneiras para se construir um bom resumo. Em primeiro lugar você não deve omitir os fatos principais, ou seja, certos acontecimentos que marcaram a história, que fazem o desenvolver do resumo. Não mude de assunto de uma hora para outra, escreva de uma forma como se a pessoa que fosse ler, não conhecesse nada de sua historia.

Da mesma forma como você conta a história para um amigo, você pode escreve-lá, mas com palavras bonitas e respeitando as regras gramaticais. Seja o resumo de um livro, de um filme, de um texto, uma palestra, enfim, se queres realizar um bom resumo, é preciso ir direto ao assunto e procurar falar de tudo um pouco.

Caso seja o resumo de um livro, ou mesmo de um filme, além de assistir e ler você também pode procurar um resumo na internet, não para copiá-lo, (de modo algum) mas sim para que fornecer ideias sobre o que escrever, como começar, ou mesmo como concluir sua redação.